Atenção no Consumo de Água e Limpeza das Caixas D’água do Condomínio
O uso desnecessário de água aumenta a despesa do condomínio. O zelador deve orientar os encarregados da limpeza no uso correto da água. Estes na limpeza não deve usar o esguicho, o que se vê muitas vezes, como vassoura para tirar o lixo dos pisos. Não se deve também fazer a limpeza com água em horas de muito movimento, obrigando paradas no serviço e nem em dias chuvosos.
Na rega do jardim, não se deve exagerar de água, que além do desperdício, prejudicam as plantas, encharcando o solo.
O zelador deve verificar periodicamente as bombas do reservatório de água, equipamentos da piscina, sempre atento a vazamentos neles, bem como na tubulação do prédio. Vazamentos agravam o consumo de água.
Colaboram também para o aumento das contas de água, os vazamentos nos apartamentos. O hidrômetro do prédio marca toda entrada de água, inclusive a que é desperdiçada nos vazamentos internos dos apartamentos, como torneiras, válvulas de descarga e outros pontos.
Muitas vezes o vazamento de água não é identificado a olho nu e quando não se observa na parede do apartamento ou pior ainda no do vizinho, pode estar escoando pela tubulação do esgoto.
Para se verificar vazamento na válvula ou na caixa de descarga, ponto comum de vazamento, pode-se fazer teste bem simples: jogue cinza de cigarro no vaso sanitário. Normalmente, a cinza fica depositada no fundo do vaso. Em caso contrário, isto é, se a cinza não parar no fundo do vaso e ficar boiando na superfície da água, é sinal de vazamento na válvula ou na caixa de descarga.
Outro teste é o de verificação de vaza-mento no reservatório de água do prédio. Assim, para efetuá-lo, feche o registro de saída do reservatório no subsolo. Feche completamente a torneira da bóia. Marque no reservatório o nível da água e após uma hora de espera verifique se ele baixou. Em caso afirmativo, há vazamento do reservatório.
Dicas:
Não deixe o faxineiro fazer da mangueira uma vassoura;
verifique vazamentos, goteiras etc. acompanhe o consumo mensal em m3 solicite aos condôminos reparos urgentes nos problemas das respectivas unidades, principalmente das descargas velhas ou obsoletas;
evite lavagens de pisos nas áreas comuns e garagens em dias chuvosos.
LIMPEZA DA CAIXA D’ÁGUA
A lavagem e desinfecção da caixa d’água deve ser feita pelo menos a cada ano. Para se ter um bom serviço, os condôminos devem contratar uma empresa especializada. Existem biscateiros que não utilizam o equipamento adequado e produtos químicos apropriados, deixando o serviço imperfeito.
Ao lado da limpeza e desinfecção periódica do reservatório de água é necessária a manutenção das bombas, que também deve ser feita por empresa especializada em hidráulica. Deve-se verificar ainda se a tubulação de saída de água está perfeita. Outro cuidado especial é com a tampa da caixa, que deve fazer a perfeita vedação, evitando a entrada de insetos.
A caixa d’água com o correr do tempo acumula lama e outras impurezas, o que provoca o surgimento de vermes e bactérias, ocasionando doenças.
Mesmo confiando que a empresa especializada execute o serviço de limpeza, correto como deve ser, é bom conhecer o procedimento para fazer o acompanhamento do serviço. Ao iniciar o serviço deve-se fechar o registro do reservatório e esvaziá-lo. Nunca usar sabão ou detergente. A lavagem interna deve ser com água e escova de náilon para não danificar a impermeabilização.
Feita a limpeza, encher o reservatório, adicionando água sanitária na proporção de 1 litro para mil de água. Não se deve exceder na proporção de água sanitária, pois pode causar intoxicação. Depois de duas horas, esvaziar o reservatório com abertura de todas as torneiras da casa para desinfetar a tubulação. Finalmente, encher a caixa e utilizar a água normalmente.
Na limpeza da caixa d’água, pode-se fazer ainda a desinsetização da tampa. Quanto a isso, os condôminos não precisam temer ocorrências de envenenamento, porque a tampa da caixa não entra em contato direto com a água e estando na parte externa e bem vedada não há perigo da desinsetização, que no caso também é necessária.
Embora a impermeabilização do reservatório tenha longa durabilidade, é bom saber de sua condição de conservação. Ainda deve ser verificada se há rachaduras em suas paredes, proveniente de excesso de calor, vibrações ou problemas de má sustentação da caixa.
Repartições governamentais fazem gratuitamente o exame de água dos prédios. Entretanto a falta de cuidados especiais com reservatórios e encana-mentos, anulam os trabalhos de controle da potabilidade de água feitos pelos órgãos de vigilância sanitária. Assim são essenciais a manutenção e limpeza periódica da caixa d’água e respectivos encanamentos.
Fonte: http://www.agendafacilsindico.com.br
Quer Contratar um Síndico Profissional?
Celular/Whats App: 21-9-9375-0707
E-mail: contato@sindicotransparente.com.br
www.sindicotransparente.com.br